10 maneiras de reter seus melhores colaboradores

10 maneiras de reter seus melhores colaboradores

Texto de F. John Reh, retirado e adaptado do artigo 10 Ways to Retain Great Employees, do About.com.

O custo de turnover é muitas vezes subestimado. Os custos óbvios são os de contratação e treinamento, mas também se perde oportunidade, moral, reputação, relacionamento com os clientes, e outros custos intangíveis que são mais difíceis de medir. Se quiser se aprofundar nos custos não óbvios do turnover, leia “Atenção: alto turnover pode custar bem mais do que você imagina”.

O custo de turnover é ainda maior quando você perde um ótimo funcionário, um top-performer. Um estudo publicado em Psicologia Pessoal mostrou que os 5% dos colaboradores com melhor desempenho produzem 26% da produção total de uma organização!

Os principais funcionários são, porém, difíceis de manter - eles tendem a ser atraídos por melhores oportunidades e podem ter expectativas elevadas. Aqui estão dez coisas que um gerente inteligente pode fazer para minimizar as chances de perder seus melhores funcionários pelas razões erradas:

1. Contrate as pessoas certas

A contratação de ótimos colaboradores não se resume apenas em encontrar pessoas com o conjunto adequado de habilidades e experiências. É importante descobrir o que motiva os candidatos, o que eles acham satisfatório e insatisfatório em um trabalho, quais são os seus objetivos de carreira a curto e longo prazo, o tipo de chefe com quem eles gostariam de trabalhar e se há adequação cultural ao seus perfis. Você tem que ir além do currículo e perfil do LinkedIn, cavando fundo para entender suas motivações.

Se você contrata bons colaboradores que combinam com o trabalho e a cultura da empresa, as chances são bem maiores de que eles sejam bem mais satisfeitos e bem sucedidos no trabalho.

2. Tenha um time ou negócio de sucesso

Essa é sua prioridade número um como um líder. Ninguém gosta de jogar num time que perde todas ou estar num navio afundando. Colaboradores médios ficarão e sofrerão; os melhores, porém, eventualmente sairão.

3. Proporcione uma boa experiência de integração

Todo mundo se lembra das suas primeiras semanas no cargo - de forma positiva ou negativa. Este período de integração dá o tom e estabelece as bases para a retenção. Certifique-se de seus novos funcionários tenham o treinamento, coaching e apoio que precisam para serem bem sucedidos.

4. Forneça salários e benefícios competitivos

Use salários e benefícios como linha de base e construa vantagens significativas a partir daí, como flexibilidade ou bom ambiente de trabalho.

5. Empodere e confie

Dê aos seus melhores colaboradores a oportunidade de usar seus talentos únicos todos os dias. Muitas das melhores ideias chegam até o topo lá de baixo - se assim for permitido e incentivado. Se não for, os colaboradores podem ficar entediados ou chateados.

6. Proporcione oportunidades de desenvolvimento de carreira

Tenha discussões de carreira regulares com os funcionários, permita a eles explorar as opções, forneça informações sobre oportunidades e os ajude a fazer conexões. Ajude-os a alcançar seus objetivos de carreira, não seja um empecilho no caminho.

7. Construa um relacionamento com cada funcionário

Conheça cada um dos seus funcionários, saiba mais sobre suas vidas pessoais, seus interesses, valores, esperanças, medos e desejos. Mostre-lhes que você se importa e quer que eles sejam bem sucedidos. Separe um tempo para ter conversas regulares e individuais, sem interrupções em sua atenção.

8. Reconheça

Reconheça de forma criativa e informal o quanto as várias contribuições dos colaboradores significam para você. Top-performers muitas vezes dizem em entrevistas de desligamento que nunca se sentiram realmente apreciados. O elogio é barato, use-o sem moderação.

9. Lide com os colaboradores que não entregam

Ninguém gosta de trabalhar com quem não faz sua parte do trabalho, muito menos os bons colaboradores. Assim, treine seus colaboradores que apresentam desempenho inferior. Faça sessões de coaching, aconselhe-os e, em último caso, demita-os.

10. Respeite a individualidade

Nem todos os seus colaboradores são iguais. Reconheça, portanto, as suas necessidades individuais e adapte as atribuições, benefícios e reconhecimento em conformidade a elas.

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