A importância da satisfação no trabalho

A importância da satisfação no trabalho

Texto retirado e adaptado de: The importance of Job Satisfaction, da Universidade de Villanova.

A maioria das organizações se esforçam para ter funcionários satisfeitos, mas nem todas atingem este objetivo. Por isso, é importante que os gestores saibam mais sobre os fatores que podem aumentar a satisfação dos colaboradores e como eles se encaixam no sucesso global da empresa.

Fatores de satisfação no local de trabalho

Manter os funcionários engajados e satisfeitos significa mais do que apenas dar um bom salário e benefícios. A lista a seguir mostra alguns aspectos chaves da satisfação no trabalho, segundo colaboradores:

Respeito - Os colaboradores avaliam o tratamento respeitoso de todos os membros da empresa como o fator mais importante na satisfação no trabalho.

Confiança - Talvez por causa da incerteza gerada no ambiente de trabalho nos anos após a recessão, os funcionários indicaram que a confiança entre eles e a alta gerência foi outro fator satisfação muito importante.

Segurança - Se você já teve que ir trabalhar se perguntando se o seu trabalho é estável, você sabe que isso pode causar uma grande dose de ansiedade. Para amenizar essa situação, as organizações podem proporcionar uma sensação de segurança através de uma comunicação honesta e transparente sobre a saúde e a viabilidade a longo prazo da empresa.

Ambiente saudável - Os locais de trabalho que estão livres de estresse, problemas de moral, assédio e práticas discriminatórias podem criar um ambiente positivo e saudável para todos.

Plano de carreira - Ninguém quer um beco sem saída. Os funcionários são mais propensos a se destacar quando eles podem ver um caminho ascendente estabelecido, com a oportunidade de ganhar um salário mais alto e assumir maiores responsabilidades.

Remuneração e benefícios - Bons salários não são a única razão pela qual os funcionários encontram satisfação em seus postos de trabalho, mas esse motivo normalmente está no topo da lista. Remuneração competitiva geralmente faz os funcionários se sentirem valorizados e lhes dá menos razões para procurar outro lugar para trabalhar.

Quão importante é a satisfação do trabalho?

Há pouca dúvida de que os melhores funcionários são os recursos mais valiosos de uma organização. Manter trabalhadores felizes ajuda a fortalecer uma empresa de várias maneiras, incluindo:

Menor turnover - Turnover pode ser um dos maiores custos atribuídos ao departamento de RH. A retenção de colaboradores ajuda a criar um ambiente melhor e torna mais fácil o recrutamento de talentos, o que gera economia. Conclusão: empregados satisfeitos são tipicamente muito menos propensos a sair.

Maior produtividade - Independentemente do cargo, funcionários que reportam alta satisfação no trabalho tendem a apresentar maior produtividade.

Aumento dos lucros - Manter os funcionários seguros e satisfeitos pode levar a maiores vendas, custos mais baixos e, consequentemente, melhores resultados.

Lealdade - Quando os funcionários sentem que a empresa realmente se preocupa com seu pessoal, muitas vezes apoiam sua missão e trabalham duro para ajudar a alcançar os seus objetivos estabelecidos. Além disso, são mais propensos a compartilhar isso com seus amigos, o que ajuda a espalhar uma boa imagem.

Manter os funcionários felizes é a prioridade número 1 do RH

Não é tão difícil manter os funcionários felizes. Eles querem sentir respeito e confiança, enquanto trabalham em ambientes seguros, com boa remuneração e oportunidades para avançar. Quem desenvolve maneiras de entregar esses fatores importantes, além de satisfazer os funcionários, ajuda a empresa a construir um futuro mais forte, estável e rentável.

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