Engajamento e excelência operacional

Engajamento e excelência operacional

Manter uma equipe engajada é um dos principais desafios que gestores enfrentam no que se refere à gestão de pessoas. Qual gestor nunca parou para pensar sobre “o que fazer para motivar a minha equipe e fazê-la entregar mais resultados” e “por que ela não está tão engajada quanto eu gostaria"?

A mudança no perfil dos colaboradores e os desafios para o engajamento.

Vivemos um tempo de radicais transformações das prioridades no trabalho: antes o objetivo dos profissionais era ter uma carreira definida, estabilidade e um bom pacote de remuneração e benefícios. Hoje, as novas gerações têm como objetivo viver diversas experiências e colocam o ambiente e o propósito como questões fundamentais e primordiais para a vida profissional

Para a nova geração, há muito mais opções de carreira, tanto em relação à formação e variedade de empresas quanto à facilidade de empreender. Os jovens buscam espaço para inovar e implementar novas ideias. Acima de tudo, o importante para eles é que a escolha de aonde trabalhar precisa estar alinhada ao seu propósito de vida.

“Colaboradores que encontram propósito no seu trabalho são mais satisfeitos, mais engajados e, consequentemente, mais produtivos. Eles trabalham com mais afinco e de forma mais inteligente, apaixonada e criativa. Eles aprendem e se adaptam. Eles estão mais conectados com as necessidades dos clientes. E eles se mantêm por perto."
David Ulrich, guru em cultura e engajamento.

O que fazer para engajar?

Falar de produtividade e motivação está entre as principais pautas das organizações. Nesse caso, o tema engajamento entra sob uma perspectiva mais ampla. Não se trata só de contratar o chamado “talento” e esperar que ele se torne, sozinho, um top performer.

É preciso acompanhar e entender o cenário atual e as expectativas dos colaboradores. É preciso entender quais fatores estão influenciando a satisfação, a motivação e o engajamento, e como esses fatores estão impactando o desempenho do colaborador na organização. A partir dessa consciência, é possível conseguir propor ações para mudança.

Engajar é promover a sustentabilidade dos resultados e isso se consegue em função de diversos fatores. Analisando algumas teorias sobre como aumentar o engajamento de um colaborador, chegamos em 3 dimensões comuns: 'Eu comigo  mesmo', 'Eu com meu líder e equipe' e 'Eu com a organização'. O  conjunto dos fatores nessas 3 dimensões leva o colaborador a se sentir engajado, realizado e, consequentemente, feliz.

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