Alto turnover: culpa do recrutamento ou da gestão de pessoas?

Alto turnover: culpa do recrutamento ou da gestão de pessoas?

Artigo de Paul Petrone, retirado e adaptado de How to Determine If Your Employee Turnover is Recruiting’s or HR’s Fault (And How to Fix It).

Reter seus colaboradores é fundamental para qualquer negócio. Em primeiro lugar, a substituição de um empregado é cara - orçada em pelo menos 20% do salário anual da pessoa - e, mais importante, a perda de bons funcionários de forma constante é um caminho certo para a mediocridade.

Claro, a maioria dos líderes das empresas já sabe disso. A grande questão torna-se, então, como reter esses colaboradores.

Bem, existem duas possibilidades para o turnover.

Uma delas é você estar contratando as pessoas erradas. Isso significa que você precisa fazer uma mudança na forma como você recruta seus talentos.

A outra é você estar contratando as pessoas certas, mas não fazendo um bom trabalho em mantê-las, o que significa que você precisa mudar a forma de gerir suas pessoas.

Então, antes que você possa diminuir a taxa de turnover da sua empresa, você precisa identificar o que você precisa fazer: contratar melhor ou gerir melhor as pessoas que já estão com você? Uma vez identificado o problema, você pode criar uma estratégia para resolver o problema.

A alta rotatividade tem causa no seu recrutamento, se…

A alta rotatividade tem causa no seu recrutamento se a principal razão pela qual as pessoas estão deixando a sua empresa é a cultura ou se você é forçado a demitir pessoas porque elas não têm as habilidades técnicas necessárias para fazer o trabalho.

Isto significa que você está contratando pessoas que simplesmente não têm um bom fit com a sua empresa ou com as suas necessidades. Se seu colaborador não combina com a sua cultura ou simplesmente não é capacitado o suficiente para fazer o trabalho, não faz muito sentido mantê-lo ao redor.

Formas de corrigir esse problema de recrutamento são:

Assegure-se de que você está comunicando bem sua cultura aos candidatos, em vez de comunicar aquilo que você acha que será popular. Se você tem, por exemplo, uma cultura competitiva muito forte, tudo bem. Você só poderá atrair as pessoas certas se mantiver a coerência entre o que é e o que diz ser aos candidatos.

Selecione melhor seus candidatos. A ciência mostra que entrevistas não estruturadas são uma das piores formas de triagem de candidatos, então pare de "confiar em seu intestino." Um processo de entrevista objetivo mais estruturado deve dar melhores resultados.

Considere aumentar os seus pré-requisitos durante a contratação. Claro, isso geralmente significa pagar mais por determinadas posições, mas se você estiver, por exemplo, selecionando recém-formados para fazer um trabalho que deve ser feito por profissionais com oito anos de experiência, você provavelmente não terá sucesso. Elevar as exigências em suas postagens de emprego (e, sim, aumentando a faixa salarial também) pode acabar lhe poupando um boa quantidade de dinheiro.

A alta rotatividade tem causa na gestão de pessoas se…

A alta rotatividade tem causa na gestão de pessoas se as pessoas estão deixando a sua empresa por progressão de carreira, por uma oportunidade melhor ou por razões que não têm nada a ver com o trabalho em si. Por exemplo, se você está constantemente perdendo colaboradores que tiveram filhos recentemente, você provavelmente deve repensar seus benefícios de maternidade e paternidade.

Formas de corrigir os seus problemas de gestão de pessoas são:

Forneça algum tipo de plano de carreira para os seus trabalhadores. Um dos principais motivos pelos quais as pessoas deixam as empresas é o desejo de crescer em suas carreiras. Tenha conversas regulares sobre aspirações de carreira com seus colaboradores e dê a eles oportunidades para crescer e desenvolver suas habilidades.

Cheque o seu plano de remuneração e benefícios. Claro, oferecer uma boa remuneração é sempre importante, mas os benefícios podem ser tão importantes quanto. Por exemplo, se você está perdendo uma grande quantidade de funcionários porque eles estão ficando mais velhos e estão se tornando cada vez mais preocupados com a sua aposentadoria, trabalhe para melhorar seus planos de aposentadoria e, assim, conseguir mantê-los.

Reconheça bons resultados e tire um tempo para organizar alguma atividade divertida para construção de time. Parece bobo, mas a organização de uma viagem de equipe a um paintball, ou simplesmente o envio de uma nota de agradecimento no aniversário de trabalho de uma pessoa vai e ajudar na construção de lealdade e de uma identidade moral dentro da sua empresa.

Uma nota a considerar

Você nunca vai conseguir manter todos os seus funcionários e, sinceramente, quanto melhor o empregado, mais difícil será mantê-lo. Mesmo que você os perca, porém, você quer que eles tenham uma experiência positiva em sua empresa, o que somente é alcançado se você tanto traz as pessoas certas quanto as trata bem.

Mobile Analytics