Autonomia

Como conseguir mais autonomia no trabalho?

Um dos fatores mais importantes para dar significado ao nosso trabalho é o nosso grau de autonomia para executar tarefas, tomar decisões ou até mesmo definir quais projetos serão implementados. Especialistas apontam que a busca por mais autonomia também ocorre devido ao fato de acreditarmos que ela será um dos fatores responsáveis pelo desenvolvimento da nossa carreira e aumento da nossa remuneração.

Porém, para conquistar mais autonomia no trabalho precisamos demonstrar primeiro, na prática, que conseguiremos fazer um bom trabalho com a autonomia adquirida. Assim, veja abaixo 5 ações que podem te ajudar a ganhar mais autonomia no trabalho.

  1. Busque saber o que é esperado do seu trabalho e que consequências podem ter suas eventuais falhas, demonstrando para o seu gestor que você entende os riscos envolvidos e que está preparado para receber mais autonomia e responsabilidades.
  2. Faça seu trabalho da melhor forma possível, sendo proativo e demonstrando iniciativas empreendedoras. A partir das boas entregas o seu gestor terá mais confiança em você e começará a aumentar sua autonomia no dia a dia.
  3. Converse com o seu gestor, compartilhe seus objetivos e apresente as suas atividades e resultados. Para ganhar mais autonomia é importante que você mostre que está fazendo um bom trabalho com suas atividades atuais. E lembre-se: mesmo com mais autonomia você ainda terá que compartilhar suas atividades e resultados com o seu gestor.
  4. Procure fazer uma avaliação do seu trabalho regularmente e defina pontos de melhoria. Apresentar para o seu gestor que você entende quais são os pontos de evolução do seu trabalho resultará em mais confiança para que ele te dê mais autonomia.
  5. Faça valer a expressão “autonomia no trabalho não se pede, se conquista”. Considerando isso, você precisará mostrar por meio de ações e resultados que você merece essa autonomia, e ela será dada de forma natural, não necessariamente após "solicitá-la" em uma reunião.

Por fim, é importante  entendermos a nossa situação atual no trabalho e quais das ações se encaixam melhor com o nosso momento, de forma que sejamos capazes de tomar as melhores ações para conquistar mais autonomia no trabalho.


O quão úteis essas dicas foram para você? *
Mobile Analytics