Conversa sobre carreira

Como se preparar para ter uma conversa com seu gestor sobre seu plano de carreira?

O senso de estar crescendo em nossas vidas profissionais é um fator importante, algo que nos inspira e motiva. Portanto, é importante que sejamos capazes de transmitir e nos sentir confortáveis em comunicar nossos pensamentos aos nossos gestores, sendo isso um fator crucial para desenvolvermos e moldarmos nossa carreira.

Em geral, conversamos sobre a nossa carreira com nossos gestores uma vez a cada 6 meses, então quando ocorrer essa conversa é importante que estejamos preparados e que aproveitemos a oportunidade. Veja abaixo algumas dicas sobre como conversar com o seu gestor sobre a sua carreira.

 

Antes da reunião:

  1. Tire um tempo para se preparar mentalmente: Antes de ter uma conversa com o seu gestor sobre plano de carreira, é importante que você reflita e tenha claro qual é a sua visão pessoal, onde você querer chegar no futuro e qual o seu momento atual na carreira. Não adianta querer conversar se você não se conhece e não sabe aonde quer chegar.
  2. Seja realista com suas expectativas (seja objetivo): É importante fazermos uma autoavaliação e reunirmos materiais sobre os resultados que temos alcançados no trabalho. A partir disso, devemos desenhar os nossos próximos passos de forma alinhada aos resultados alcançados até então. Também devemos considerar o crescimento de carreira típico da empresa na qual estamos trabalhando, entendendo que isso definirá, em parte, o ritmo do nosso próprio crescimento.
  3. Tente desenhar um roadmap da sua carreira: Agora é hora de desenharmos um plano (um roadmap) do que queremos para nossa carreira. Muitas vezes é difícil pensar ou saber aonde estaremos daqui 10 anos, mas é importante fazer o exercício de olhar para frente. Uma boa sugestão para isso é dividir o futuro em partes menores: onde quero estar daqui 30 dias... 90 dias... 6 meses... 1 ano... 3 anos, e assim em diante.
  4. Agende um horário com seu gestor: Com todos os pontos acima prontos, é hora de agendar um horário com o seu gestor. Caso você possua uma relação mais próxima, é possível abordá-lo de forma espontânea dizendo que gostaria de conversar por 30 minutos sobre seu plano de carreira. Caso você não tenha tanta intimidade, o mais recomendado é que você envie um e-mail perguntando sobre a disponibilidade do seu gestor para conversar sobre sua carreira em uma próxima reunião.

 

Durante a conversa com seu Gestor:

Durante a reunião de feedback, faça uma breve introdução sobre o assunto e apresente um contexto da sua carreira a partir da sua reflexão sobre a sua trajetória até agora (reflexões dos pontos 1 e 2 acima). Após isso, apresente o desenho do seu roadmap e discuta sobre ele. Tenha em mente 4 perguntas que vão te ajudar nessa conversa:

  1. Minhas metas são aceitáveis?
  2. Você me recomendaria um caminho diferente?
  3. Quais habilidade eu preciso adquirir para poder alcançar esses objetivos?
  4. Quais são as futuras oportunidades que podem existir na empresa?

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