Expertise

Como lidar com a falta de conhecimento técnico do seu gestor?

Quando achamos que os nossos gestores não possuem conhecimento técnico suficiente para nos gerenciar de forma eficaz e que esse fator tem influenciado negativamente o nosso desempenho, é preciso analisar e entender a situação de forma correta antes de tomar ações precipitadas.

Primeiramente, um gestor não necessariamente deve ser melhor tecnicamente que seus colaboradores, já que ele pode ter um perfil mais gerencial e estar mais focado em habilidades de liderança que são importantes para o cargo. Além disso, nós, enquanto colaboradores, não devemos elevar o nosso ego caso tenhamos tido outras experiências mais relevantes que os nossos gestores, pois se eles estão em uma posição de liderança, é porque de alguma forma mereceram ocupá-la.

Se mesmo assim continuemos acreditando que o nosso gestor não possui algumas competências essenciais, é preciso tomar ações de forma inteligente em vez de sair falando mal sobre ele para colegas ou outros líderes, já que essa atitude pode levar a sérias consequências negativas. Dessa forma, confira algumas dicas de como lidar com essa situação:

  1. Foque em fazer um bom trabalho: Mesmo que sintamos que nosso gestor não tenha todos os conhecimentos técnicos necessários para nos orientar no trabalho, devemos buscar sempre fazer um bom trabalho, dentro do possível, além de ter registros de todas as atividades que temos executado. Assim, teremos a segurança em relação às nossas responsabilidades.
  2. Busque ajudar seu gestor: Quando o seu gestor precisar de ajuda em algum assunto no qual temos domínio, não podemos deixar qualquer frustração atrapalhar a oportunidade de trabalharmos juntos, como um time, em prol da empresa. Além disso, essa ajuda será benéfica para o seu relacionamento com o seu gestor.
  3. Encontre algo que você verdadeiramente respeite no seu gestor: Mesmo que acreditemos que o nosso gestor não está tecnicamente preparado para nos gerenciar, devemos encontrar conhecimentos e qualidades que ele possui a partir da sua experiência que vão nos ajudar a nos desenvolver. Sabia encontrar o seu ponto forte e o respeite.
  4. Desafie ele quando necessário, mas diplomaticamente: Em certas ocasiões, principalmente quando um gestor está a sós com nós, podemos, de uma forma diplomática, instigá-lo a aprender mais ou a desenvolver habilidades que acreditamos serem necessárias. Mas lembre-se: evite fazer isso publicamente (na frente do time ou de outros gestores) ou forma ríspida, pois isso pode gerar consequências negativas. O objetivo não é você se beneficiar da situação, e sim melhorar a sua experiência com o seu gestor.
  5. Busque um mentor: Se necessário, busque um mentor dentro da sua empresa ou até mesmo externo para suprir as principais necessidades de aprendizagem e suporte do time (ou suas) em termos de conhecimento técnico. Essa pessoa também poderá te ajudar no relacionamento com o gestor. Isso pode ser feito de forma individual ou alinhada ao seu gestor.

Vale reforçar que não podemos deixar que essa situação tome mais atenção nossa que o necessário. Nosso esforço deve ser sempre o de manter o foco no desenvolvimento da nossa carreira. Por isso, seja inteligente ao gerenciar essa situação.


O quão úteis essas dicas foram para você? *
Mobile Analytics