Feedback

Quando e como pedir feedback ao seu gestor?

A partir dos feedbacks dados pelos nossos gestores e colegas de trabalho é possível receber uma opinião sincera sobre o nosso trabalho, o que é essencial para o desenvolvimento da nossa carreira. A falta de feedback útil e construtivo nos impede de entender o que estamos fazendo bem e onde devemos melhorar.

Caso você sinta que o seu gestor não tem dado feedback útil ou frequente o suficiente, veja abaixo algumas dicas para saber quando e como pedir feedback e como fazer dele um instrumento eficiente para o seu desenvolvimento.

 

Quando pedir feedback ao seu Líder / Gestor?

Feedbacks podem ser solicitados sempre que necessário, mas não podemos exagerar. Veja abaixo alguns dos momentos mais adequados:

  • Ao executar uma atividade pela primeira vez: Quando executamos uma atividade pela primeira vez e não temos certeza de que ela está sendo feita da forma correta, podemos pedir um feedback a fim de melhorar na próxima vez.  
  • Ao cometer um erro: Quando percebemos que cometemos um erro, pedir um feedback de como a atividade ou ação poderia ser feita de forma diferente ajudará a evitar que o mesmo erro ocorra novamente.
  • Se o nosso relacionamento está desgastado: Quando identificamos que o nosso relacionamento com o nosso gestor não está dos melhores, podemos pedir um feedback para entender o que aconteceu e esclarecer os fatos para tornar o clima mais saudável.
  • Após não conseguir uma promoção interna: Quando não conseguimos uma promoção, o feedback é uma forma de entender quais foram os motivos e quais são os pontos de evolução para alcançar uma nova promoção.
  • Ao terminar um projeto: O término de um projeto é um excelente momento para pedir um feedback sobre a nossa participação ao longo de todo o projeto, em diversas perspectivas da nossa atuação e desempenho geral.

 

Como pedir feedback ao seu Líder / Gestor?

Antes de pedir um feedback ao seu gestor, é importante se preparar:

  • Escolha o momento adequado: Devemos refletir sobre o que gostaríamos de receber de feedback e, dessa forma, escolher o momento mais adequado (vide exemplos acima) para falar com o nosso gestor.
  • Apresente suas intenções antes: Ao solicitar uma reunião de feedback com o nosso gestor, devemos informar a ele o motivo (contextualização), de forma a não criar nenhuma ansiedade ou preocupação desnecessária e permitir que ele se prepare.
  • Esteja aberto para ouvir: Durante o feedback, devemos estar abertos para receber críticas e não apenas elogios, absorvendo o que tiver de importante para o desenvolvimento da nossa carreira. E de hipótese alguma transforme o diálogo em uma discussão. Lembre-se de que nós que pedimos o feedback, então devemos ouvir mais do que falar, e respeitar a opinião do nosso gestor, mesmo que não concordemos com ela. Uma dica simples é evitar responder ou justificar, concentrando-se apenas em fazer anotações para uma posterior reflexão.
  • Crie um plano de ação: Ao final do feedback, é recomendado que criemos um plano de ação com os pontos de evolução sugeridos, e trabalhemos em cima deles para que no nosso próximo feedback possamos reavaliar como evoluímos em relação a estes critérios. Revisite-os com frequência.

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