Comunicação de metas

Como ajudar seu gestor a melhorar a comunicação de metas?

Os gestores têm o papel fundamental de fazer a conexão entre o planejamento e os objetivos estratégicos da organização e o que é esperado da nossa atuação, seja por meio da criação de metas para a nossa equipe ou pelo desdobramento das nossas metas individuais como colaboradores. Porém, esse trabalho de construção e implementação de metas é extenso e complexo, o que pode resultar, em alguns casos, na falta de eficiência na comunicação e no acompanhamento das metas.

Caso você sinta que o seu gestor não está comunicando suas metas de forma clara e eficiente, uma saída pode ser sugerir a adoção de alguma técnica para ajudar nesse processo. Uma das mais simples e conhecidas é o modelo SMART de metas. Veja abaixo 3 passos para ajudar o seu gestor a implementar esse método com a sua equipe.

 

Primeiro Passo - Conhecendo o método SMART:

O método de metas SMART tem o papel de nos ajudar na hora de construir uma meta, com base em 5 aspectos (S.M.A.R.T.) que delimitam uma meta. Veja a seguir:

  • S: Específico (do inglês specific): Uma meta deve ser criada de forma específica e clara, sem margens para dúvidas ou incertezas.
  • M: Mensurável (do inglês measurable): A meta criada precisa ter indicadores que são possíveis de medição e de acompanhamento da sua evolução com o passar do tempo.
  • A: Atingível (do inglês achievable): Além de possuir indicadores, os objetivos criados para as metas devem ser alcançáveis, ou seja, estar dentro de uma realidade possível.
  • R: Relevante (do inglês relevant): A meta criada precisa ser relevante, trazendo resultados para a organização.
  • T: Temporal (do inglês time-based): Por fim, a meta deve ter prazo e duração definidos para que ela possa ser atingida. Um ponto importante ao definir o tempo é relembrar que a meta precisa estar dentro de uma realidade possível.

 

Segundo Passo - Entendendo o Método SMART na prática:

Um exemplo: o time de vendas de uma loja de roupas precisa aumentar em 20% as vendas de calças jeans nos meses de novembro e dezembro deste ano.

S: O time de vendas deve aumentar as vendas de calças jeans;

M: Aumentar em 20% as vendas;

A: Meta atingível pensando no período de festas de fim de ano;

R: Aumentar as vendas vai aumentar o faturamento da loja;

T: Essa meta deve ser atingida nos meses de novembro e dezembro deste ano.

 

Terceiro Passo - Implementando metas SMART com seu Gestor:

Em primeiro lugar, é importante entender o contexto da sua organização e/ou da sua área:

  1. Faça uma reflexão do seu trabalho e das suas metas atuais: como poderiam ser as metas no método SMART?
  2. Como funciona o modelo de metas na sua organização e como o seu gestor o utiliza?

Com esses tópicos claros, marque uma conversa com seu gestor e apresente suas sugestões de melhoria para a comunicação e acompanhamento das metas por meio do método SMART.


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