Suporte

Como pedir mais apoio ao seu gestor?

Ao longo das nossas vidas profissionais, é muito comum precisarmos de ajuda e termos de pedir algum apoio aos nossos gestores ou colegas de trabalho. Caso você sinta que o seu gestor não te dá o apoio necessário para desenvolver as suas atividades, é importante correr atrás e pedir ajuda.

Antes de tudo, é importante lembrar que às vezes o problema pode estar na nossa própria dificuldade em pedir ajuda no trabalho para gestores e colegas, talvez devido ao medo que temos das pessoas verem isso como um sinal de fraqueza ou ignorância. Essa barreira pode surgir também por motivos mais superficiais, como o receio de "ficar devendo uma" ou apenas por não querer pedir ajuda.

Também é importante lembrar que um gestor nem sempre consegue perceber quando algum integrante do seu time precisa de suporte, tanto pela nossa falta de comunicação quanto pelo contexto de situações específicas e pela correria do dia a dia. Por isso, é preciso comunicar a ele que estamos precisando de apoio para desenvolver alguma atividade.

A partir disso, separamos algumas dicas sobre como pedir mais suporte ao seu gestor:

  1. Primeiro tente, mas não sofra: Ao executar uma tarefa com a qual temos dificuldade, devemos tentar diferentes abordagens de execução. Porém, ao perceber que não estamos conseguindo executá-la da melhor forma, ou que estamos gastando mais tempo do que o necessário, não podemos nos martirizar ou sofrer com isso. Esses fatos demonstram que chegou a hora de pedir ajuda ou mais suporte.
  2. Entenda que isso não é sobre você: É importante entender que não estamos expondo nossas fraquezas ao pedirmos suporte por não conseguirmos executar uma atividade por conta própria. Precisamos ter consciência de que existem outras pessoas dentro da organização, dentre elas o nosso gestor, que possuem habilidades diferentes ou mais experiência para nos ajudar. Por isso, lembre-se de que utilizar os recursos da organização de forma inteligente e ter a habilidade de fazer isso de forma rápida é o que te ajudará a evoluir como profissional.
  3. Saiba o que você quer pedir e pergunte de forma inteligente: É hora de definir que tipo de suporte precisamos. Você precisa de ajuda em alguma tarefa específica? É algo de cunho técnico ou comportamental? O seu gestor é a melhor pessoa para ajudar ou será que outra pessoa na empresa seria mais adequada? Depois de definir exatamente o que você quer, é preciso comunicar de forma inteligente, sendo específico quanto a que ação precisa ser feita, para quando ela deve ser feita e, se necessário, sobre como ela deve ser feita.
  4. Saiba que existem outras alternativas: Se o seu gestor não puder ajudá-lo mesmo após a etapa anterior, é o momento de procurar por alternativas, como colegas de trabalho, profissionais de outras empresas, cursos sobre o tópico, entre outros.

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